sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Projeto exige uso de material reciclável em hastes no alto dos postes de luz

O Projeto de Lei 4055/20 determina que as novas redes de distribuição de energia elétrica somente poderão utilizar cruzetas feitas de material plástico reciclável (cruzetas poliméricas), ficando proibido o uso de cruzetas de madeira. O texto tramita na Câmara dos Deputados. Foi o que informou a Agência Câmara.

Cruzetas são hastes fixadas no alto dos postes de luz para sustentar os cabos de energia elétrica. No passado, eram fabricadas apenas em madeira, mas hoje são utilizados outros materiais, como concreto armado e polímeros.

O projeto, que é de autoria do deputado Walter Alves (MDB-RN), também obriga as companhias de distribuição de energia elétrica a substituir, no prazo de dez anos, todas as cruzetas de madeira pela versão polimérica confeccionada com material reciclado.

Alves explica que o objetivo do projeto é estimular o desenvolvimento do setor de recicláveis no Brasil, que ganhou importância com o aparecimento da Lei de Resíduos Sólidos.

“O pleno sucesso dessa política depende do estabelecimento de um mercado suficiente para absorver os produtos fabricados a partir dos insumos reciclados”, diz o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário