Parlamentares e especialistas defenderam a volta às aulas presenciais com medidas seguras de prevenção contra o coronavírus. Durante audiência pública da Comissão Externa da Câmara que acompanha as medidas de combate à Covid-19, nesta quarta-feira (9), relatos mostraram experiências diversas de enfrentamento à pandemia pelos sistemas educacionais de outros países.
O representante da Agência Nacional de Educação da
Suécia, por exemplo, informou que apenas as escolas secundárias foram fechadas,
porque o governo avaliou que o ambiente escolar era mais adequado para proteger
as crianças do vírus. O governo sueco, no entanto, recebeu críticas pela
decisão de manter o funcionamento do país sem alterações significativas.
Países orientais, como Japão e Coréia do Sul, fecharam as
escolas por alguns períodos e reabriram com medidas de segurança, escalonamento
de horários e monitoramento de infectados. O representante do governo coreano,
Jang Lee, afirmou que, mesmo com todos os cuidados, o medo de exposição dos
alunos ao coronavírus continua, mas que não há "solução mágica" para
a prevenção.
“Não existe o tempo ideal de voltar às escolas. Cada país
tem diferentes situações, diferentes maneiras de lidar com a Covid-19,
inclusive adotar as aulas presenciais ou não. Isso sempre com base na avaliação
dos riscos e benefícios na reabertura das aulas”, disse Lee.
Nenhum comentário:
Postar um comentário