Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Eventos sociais e culturais liberados no interior

Folha de Pernambuco: Cinco Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Sertão e do Agreste (V, VI, VII, VIII e XI) vão avançar hoje da Etapa 8 para a 9 do Plano de Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco.  As gerências com sedes nas cidades de Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada, vão poder retomar os eventos sociais e culturais. Além disso, também está permitido a ampliação do horário e a capacidade dos serviços de alimentação, como bares, restaurantes e lanchonetes.

O avanço só foi possível por conta da tendência de queda nos dados do contágio do coronavírus em Pernambuco nas últimas semanas. 58 municípios do Agreste e Sertão poderão avançar para a nova fase. 

Eventos sociais (como casamentos e festas) e os culturais (como cinemas, teatros e apresentações) poderão ser realizados neste momento com até 100 pessoas ou 30% da capacidade do espaço (o que for menor), além de um horário limitado das 6h à meia-noite. 

As gerências estão autorizadas ainda a ampliar o horário e a capacidade dos serviços de alimentação. Agora, os estabelecimentos nas regiões poderão funcionar das 6h até meia-noite, com 70% da capacidade. Anteriormente, esse funcionamento só era permitido até às 22h, com 50% do espaço utilizado. A distância obrigatória entre as mesas dos estabelecimentos passará de 1,5 metro para 1 metro. Os protocolos de higiene e segurança, como uso de máscara e higienização do espaço, continuam em vigor. 

Os protocolos de segurança, higiene, comunicação e monitoramento, já foram divulgados pelo Governo do Estado, por meio do site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, todas as regiões já se encontram na fase verde do plano de retomada econômica. “Entramos na fase verde, um avanço muito importante, hoje pelo menos todas as regiões estão na Etapa 8 e outras na 9. Os dados continuam a demonstrar queda, permitindo avançar”, disse.

No próximo dia 12 de outubro, o Plano de Convivência deve ter um avanço no que diz respeito à capacidade e realização de grandes eventos. “Trabalhamos com a previsão do dia 12 de outubro para aumento da capacidade para até 300 pessoas. Trabalhamos com a previsão de aumentar, de que forma aumentar as cargas, desde que os números continuem dentro da previsão de queda”, contou Bruno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário