Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Lei Aldir Blanc ganha campanha em todo o Estado para adesão dos trabalhadores da cultura

Gestores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco (SDSCJ) através da Casa das Juventudes e pelo projeto Casa Virtual, e da Secretaria de Cultura (Secult-PE), de todo o estado se reuniram na manhã dessa quarta-feira (07), em reunião virtual para discutir a melhor forma de ajudar o fazedor de cultura pernambucano que precisa se cadastrar no Mapa Cultural e ser beneficiado pela Lei de Emergência Cultural– Aldir Blanc. A lei garante  por meio dos seus três incisos, o repasse de recursos aos trabalhadores da cultura, à manutenção dos espaços culturais e à retomada da produção cultural nesses territórios.

A ideia é integrar as secretarias para assegurar que os trabalhadores da cultura tenham o seu direito garantido. Sendo assim, a SDSCJ iniciará uma campanha junto aos municípios para que todas as informações necessárias sobre o cadastro cheguem até o público-alvo. “Sabemos que muitas pessoas que têm direito ao benefício ainda não deram entrada ao pedido. Umas porque não sabem dos direitos outras porque não têm acesso e habilidade com as ferramentas virtuais. Sendo assim vamos, por meio de ações conjuntas das secretarias de todo o estado contribuir, tanto com o chamamento das pessoas e espaços culturais, quanto com o preenchimento do mapa cultural”, disse Antônio Mendes, gerente de Juventude da Secretaria Executiva de Política para Criança e Juventude.

O trabalho para o cadastramento dos trabalhadores da cultura no Mapa Cultural será realizado e mobilizado pelo Programa do Governo Casa das Juventudes e pelo projeto Casa Virtual. A ação será em conjunto com os municípios que vão ceder o espaço, computador, a impressora e pessoal para o auxílio do preenchimento cadastral. De acordo com Eduardo Vasconcelos, secretário-executivo de Políticas para Criança e Juventude, os fazedores de cultura deverão procurar estes espaços nos seus municípios, ou ainda, as Secretarias de Assistência e Juventude.  

Mais de 150 municípios já assinaram o termo de adesão de uso do Mapa Cultural de Pernambuco, gerenciado pela Secult-PE, para utilizar a plataforma para operacionalizar o cadastramento e a concessão dos benefícios previstos na Lei nº 14.017/202, referente aos incisos II e III do seu Artigo 2º, destinados às cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário