Páginas

sábado, 24 de outubro de 2020

Pernambuco terá profissionais capacitados em Cuidados Paliativos

O Hospital do Câncer de Pernambuco promoverá em fevereiro de 2021 uma capacitação gratuita em cuidados paliativos para profissionais de saúde e gestores da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Pernambuco. Serão disponibilizadas 160 vagas; as inscrições para participar do curso, que foram abertas na quinta-feira (22), podem ser realizadas até o dia 27 de novembro. 

A capacitação faz parte do Programa de Educação Permanente em Cuidados Paliativos, e é de responsabilidade do departamento de Ensino e Pesquisa do HCP, através do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON). Os profissionais que atuam nas instituições participantes do programa e se interessarem em participar da capacitação devem procurar o seu gestor imediato e solicitar a inscrição.

O programa tem o objetivo de aperfeiçoar a qualidade da assistência aos pacientes oncológicos tratados na rede do SUS de Pernambuco, difundindo conhecimento, capacitando e ensinando os profissionais da área médica e multidisciplinar para atuar no segmento. 

“Cuidados paliativos visam melhorar a qualidade de vida do paciente e dos envolvidos em seu tratamento. Os benefícios são inúmeros, seja no controle de sintomas desagradáveis, quanto desconfortos sociais. O objetivo é tratar e oferecer suporte às necessidades do paciente, é aumentar a sobrevida com qualidade de vida, oferecer vida aos dias do paciente”, explica Davi Câmara, médico paliativista do HCP.

O programa, com duração de um ano, será dividido em 10 módulos teóricos, realizados de forma online, e cinco módulos práticos, completando 450 horas. “A capacitação permitirá difundir a cultura em cuidados paliativos nas principais instituições de saúde do estado, além da integração entre os profissionais participantes, o que promoverá a troca de experiências dos principais casos encontrados em cada região”, destaca Guilherme Costa, assessor da superintendência de ensino e pesquisa do HCP. 

As instituições participantes, assim como mais informações sobre a capacitação podem ser conferidos no edital, disponível no site hcp.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário