Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

RMR, Zona da Mata e região de Caruaru avançam para a Etapa 10 do Plano de Convivência com a Covid-19

O Governo de Pernambuco, após análise do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, autorizou o avanço de cinco Gerências Regionais de Saúde (Geres) para a Etapa 10 do Plano de Convivência com a Covid-19. A partir da próxima segunda-feira (12.10), feriado de Nossa Senhora  Aparecida, a Região Metropolitana do Recife, as Matas Norte e Sul e parte do Agreste - na regional com sede em Caruaru - poderão reabrir parques de diversões, além de aumentar a capacidade de público de cinemas e teatros. O anúncio vale para as Geres I, II, III, IV e XII e foi feito em coletiva de imprensa online transmitida pelo YouTube. Na sexta-feira (9), estarão liberadas atividades em clubes sociais e o futebol society e afins para todo o Estado.

A Etapa 10 do Plano de Convivência marca, ainda, a realização de eventos corporativos, culturais e sociais para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço (o que for menor). Os eventos só podem ocorrer dentro de um limite de horário, que vai das 6h até a meia-noite.

Os parques de diversões, temáticos e similares poderão voltar com 50% da capacidade de público, distanciamento social de um metro e meio nas áreas comuns e de um metro entre as pessoas dentro dos brinquedos. Além disso, será obrigatória a higienização de todos os equipamentos após a utilização.

Os cinemas e os teatros também poderão ampliar a capacidade de lotação para 50%. A partir da próxima semana, também estarão autorizados a venda e o consumo de alimentos e bebidas, como pipocas e refrigerantes, dentro das salas de exibição nas cinco Geres que avançarão para a Etapa 10. “Obedecer aos protocolos é o que tem permitido fazer avanços no Estado sem que os números voltem a crescer”, disse Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

AVANÇOS NO INTERIOR - Também a partir da próxima segunda-feira, as Geres IX e X, encabeçadas pelas cidades-polo Ouricuri e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, avançam para a Etapa 9. Ao todo, 23 municípios poderão ampliar os horários de funcionamento dos serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, cafés, bares e similares, que terão carga horária de funcionamento estendida em mais duas horas e passarão a operar das 6h até a meia-noite. A capacidade de lotação também será ampliada de 50% para 70%.

Essas cidades também poderão reabrir cinemas e teatros sob novos protocolos, já com a autorização de venda e consumo de alimentos, além de realizar eventos culturais e sociais para até 100 pessoas ou preenchendo 30% da capacidade dos espaços (o que for menor). A realização de eventos corporativos já estava autorizada para todo o Estado.

COMÉRCIO DE RUA - Em diálogo contínuo com os setores produtivos, foram promovidas novas alterações para o comércio de rua, que está autorizado a funcionar desde meados de junho deste ano, sob novos protocolos de distanciamento social, higiene e monitoramento e comunicação.

Os varejistas de todo o Estado poderão, também a partir da próxima segunda-feira (12), manter seus estabelecimentos abertos até a meia-noite. Além disso, os estabelecimentos comerciais poderão aumentar a capacidade de atendimento. Agora, as lojas poderão receber um cliente para cada cinco metros quadrados de área.

Os protocolos dos setores já autorizados a voltar estão disponíveis no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br, na seção Convivência. Já o status de cada município, dentro do plano, também pode ser conferido no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco: www.sdec.pe.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário