Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Sesc debate “Memória gráfica do patrimônio de Triunfo” em live

Localizada no Sertão do Pajeú, Triunfo é conhecida como Oásis do Sertão por suas belezas naturais, assim como suas características culturais e arquitetônicas. Por isso, o Sesc realiza no dia 28 de outubro, a live “Memória gráfica do patrimônio de Triunfo: caminhos para uma educação patrimonial”, com o designer e artista visual Rodrigo Aquino. A atividade será transmitida pelo canal do Sesc no YouTube (sescpernambuco), às 17h.

Na live será abordada a pesquisa “Superfície-território: o design de superfícies como articulador de valores da paisagem urbana do núcleo histórico de Triunfo – PE”. Em seguida, serão retratadas as instalações urbanas desenvolvidas entre 2018 e 2019 e a pesquisa com moda e memória no intuito compreender e pesquisar a cultura local como subsídio para a criação e formação do olhar integrando cultura, identidade e criatividade. “Por fim, discutiremos o conceito de memória gráfica sob a ótica dos territórios e territorialidades do lugar e as aproximações e distanciamentos que poderiam e podem promover uma efetivação da educação patrimonial em essência”, explica Aquino.

Sobre o artista - formado em Design na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduado em Arte-educação pela Faculdade SENAC SP, o interesse de Rodrigo Aquino pela paisagem gráfica da cidade teve início em 2016, com pesquisa de mapeamento da memória gráfica das fachadas dos casarios do núcleo histórico da cidade. Em 2018 teve participação na sexta mostra Jovens Designers em SP com a mesma pesquisa. No mesmo ano a pesquisa se desdobra no mapeamento dos ladrilhos hidráulicos presentes na cidade de Triunfo dando origem a trabalhos artísticos que abordam poéticas da cidade, da memória e do apagamento. Realizou a instalação urbana “Memória Gráfica” em 2018 pelo Sesc Triunfo e em 2019, a intervenção urbana de murais em lambes “Lugares de Memória” também pelo Sesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário