Desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, chatbot esclarecerá questões como local de votação, regularidade da situação eleitoral, relação de candidatos e muito mais.
De olho nas novas gerações e nas facilidades trazidas
pelas inovações tecnológicas, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco
(TRE-PE) lançou mais uma ferramenta para aproximar o eleitor dos serviços prestados
por esta Justiça Especializada. O nome dela é Julia, chatbot desenvolvida para
uso nos celulares Android e iOS, através do aplicativo Telegram, bem como para
uso em computadores e notebooks.
A assistente virtual, batizada a partir de uma junção dos
termos “Justiça Eleitoral” e “IA” (Inteligência artificial), vem sendo treinada
para responder às perguntas mais comuns dos cidadãos antes, durante e após as
eleições. Julia, cujo nome também é uma homenagem à filha de um dos
desenvolvedores, vem sendo desenvolvida desde abril deste ano.
COMO ACESSAR
Para acessar, basta entrar no Telegram e, no campo de
busca, digitar "Julia TRE-PE". A partir daí, já é possível conversar
com a assistente virtual. Além de acessar Julia pelo Telegram, o eleitor poderá
iniciar a conversa com a assistente virtual clicando na seção “Fale
Conosco” do site do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br). Lá, estarão disponíveis os três canais
de atendimento ao eleitor pernambucano: o chatbot, a Ouvidoria e os telefones
das Zona Eleitorais.
“Esta é mais uma iniciativa da atual gestão a serviço da
eficiência, que tem a mais valia de aproximar o eleitor desta Justiça
Especializada, mediante a utilização de novo equipamento tecnológico posto à
disposição do destinatário final do serviço eleitoral”, diz o presidente do
TRE-PE, desembargador Frederico Neves.
Apesar de ter sido lançada com o intuito de auxiliar na
realização das Eleições Municipais 2020, a serem realizadas no próximo dia 15
(segundo turno no dia 29), a funcionalidade permanecerá como mais um meio de
atendimento ao eleitor. "Queremos, a partir dessa nova ferramenta,
intensificar nossa interação com os eleitores", comenta o diretor-geral do
TRE-PE, Orson Lemos.
O projeto foi inteiramente desenvolvido e implementado
por equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC),
formada pelo secretário George Maciel e pelos servidores da Coordenadoria de
Sistemas, Davyson Costa, Luís Antônio Rigotti, Mlexener Romeiro,
Mônica Farah, Paulo André da Fonte, Suzane Schimmelpfeng e servidores da
Coordenadoria de Infraestrutura, Ana Luiza Azevedo, Alexandre Luiz Azevedo,
Diego Spíndola, Eduardo Rocha, Graça Magalhães, José Ferreira Júnior, Luciano
Francisco Júnior, Romero Góes e Tarcísio Gurgel.
Um dos principais benefícios da ferramenta é que ela irá
concentrar informações antes retidas no site institucional em uma plataforma
mais moderna, intuitiva e, sobretudo, responsiva. Dúvidas sobre a regularidade
da situação eleitoral, número do título, local de votação, procedimentos de
segurança do pleito, nomes e informações a respeito dos candidatos a prefeito e
vereador, propaganda eleitoral, entre outras, serão prontamente sanadas.
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