Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Chuvas de meteoros iluminam o céu nesta semana; veja como assistir

As chuvas de meteoros Taurídeos e Leonídeos vão iluminar o céu nesta semana. Enquanto uma tem pico de visualização no dia 12, quinta-feira, a outra chegará ao ápice apenas na próxima terça-feira (17). O fenômeno será visto, principalmente, para quem estiver longe de grandes centros urbanos e estiver disposto a sair da cama de madrugada — no caso dos meteoros Taurídeos. 

A chuva de meteoros Taurídeos já está visível desde o dia 20 de outubro, permanencendo no céu até 10 de dezembro, com seu pico no dia 12 de novembro, nesta quinta-feira. Durante este período, a chuva poderá ser vista sempre que o ponto radiante dos meteoros — na constelação de Touro — estiver acima do horizonte, com o número de meteoros aumentando conforme mais alto for o ponto radiante no céu.

Vista de Brasília, a chuva não será visível antes das 18h57 de cada noite, quando seu ponto radiante se eleva acima do horizonte leste, segundo informações do site In the Sky . Em seguida, permanecerá ativa até o amanhecer, por volta das 05h07. É provável que a melhor hora para ver os meteoros ocorra entre 1h e 3h da madrugada (no horário de Brasília), quando seu ponto radiante é mais alto no céu. Espera-se que o pico seja atingido por volta das 2h da manhã do dia 12 de novembro.

Já a chuva de meteoros Leonídeos estará presente no céu entre os dias 6 a 30 de novembro, com pico esperado para o dia 17. Durante este período, haverá uma chance de ver os meteoros sempre que o ponto radiante da chuva — na constelação de Leão — estiver acima do horizonte. Por Mariana Martucci do Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário