Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Editais do Funcultura Audiovisual aprovam 145 projetos em todo o Estado

O Governo de Pernambuco, por meio da Secult/Fundarpe, divulga a lista de projetos contemplados com recursos dos 12º e 13º Editais do Funcultura Audiovisual. No total, o volume de recursos que irá circular na cadeia produtiva do setor supera R$ 18,5 milhões. O valor - que já seria considerado relevante em situações normais - vem num momento importante para a classe artística, impedida de trabalhar por conta da pandemia.

Os dois editais receberam inscrições de 588 projetos, dos quais 145 foram selecionados e todo o valor investido nos dois certames sairão do orçamento do Governo Estadual.

Como em todas as edições anteriores, o processo seletivo contou com três fases: análise documental, julgamento do mérito cultural e defesa oral. Os projetos foram julgados por grupos de especialistas com notório saber, indicados pelo Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco. Ainda que todas as fases tenham sido executadas com todo rigor técnico e regimental, a crise provocada pela pandemia de Covid-19, no Brasil e no mundo este ano, exigiu uma série de adaptações ao processo e lançou desafios de ordens logística e financeira para a gestão.

"A necessidade abrupta de isolamento social modificou a rotina de trabalho de profissionais do mundo todo, e no Funcultura não foi diferente: entrou em cena o home office e com ele a mudança de processos, a revisão das atividades e a reorganização dos calendários. Não haveria outra forma de lidar, senão cumprir todas as recomendações dos órgãos competentes e especialistas, com o objetivo maior de salvar a vida das pessoas", frisou o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto.

Segundo o gestor, apesar de tudo isso, a gestão estadual manteve seu compromisso com o fomento e incentivo à cadeia cultural do Estado. "Essa situação fez-nos sentir mais fortemente a crise e as dificuldades inerentes a todas as mudanças trazidas pela pandemia. Porém, foi também o momento de reafirmar o compromisso da gestão com o conjunto de políticas estruturadoras de cultura pactuadas com a sociedade", afirmou Canuto.

Já o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, ressaltou que "o resultado final com a lista dos 145 contemplados é consequência do compromisso e empenho das equipes da Fundarpe, do Funcultura e da Secult-PE, em especial da Coordenadoria do Audiovisual. É, também, fruto do diálogo com o conselho e a Comissão Deliberativa do Funcultura, que estiveram juntos e solidários em construir alternativas viáveis para o cumprindo das atividades e do cronograma assumido pela gestão perante a cadeia produtiva do audiovisual".

Nenhum comentário:

Postar um comentário