segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Lacen-PE já processou mais de 202 mil exames de RT-PCR

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) já processou 202.175 exames de RT-PCR, considerado padrão ouro para detecção do novo coronavírus por identificar a infecção na sua fase aguda, quando há maior risco de transmissão. Para alcançar esse quantitativo, o  Governo de Pernambuco realizou diversos investimentos na unidade, como melhorias na estrutura física, modernização do parque tecnológico e ampliação dos recursos humanos. Essas ações tiveram reflexo na ampliação do público prioritário para testagem, que, hoje, é ofertada para todos os casos com sintomas sugestivos para o novo coronavírus, independentemente de quadros leves ou graves, além dos contatos de pessoas confirmadas para a doença.


No Estado, incluindo as redes pública e privada, já foram feitos 366.562 testes de RT-PCR, colocando Pernambuco na quinta colocação do país entre os que mais fizeram esse tipo de exame, de acordo com Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis), do Ministério da Saúde. Do total de exames, 84 mil foram processados na rede privada e os outros mais de 282 mil no Lacen e nos laboratórios parceiros da rede pública estadual. Ou seja, 77% de toda a produção foi oriunda dos investimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Quando analisados apenas os números do Lacen, vê-se que o laboratório público processou 55% de todos os testes de biologia molecular feitos em Pernambuco.

O quadro de profissionais do local também vem passando por constante ampliação. Nesta semana, a SES-PE finalizou o período de inscrição para selecionar mais 23 técnicos de laboratório para a instituição. Essa foi a segunda seleção simplificada voltada para o Laboratório. Ainda foram nomeados cerca de 50 aprovados em concurso público para o órgão.


MARCAÇÃO ON-LINE - Lembrando, ainda, que a população pode agendar a testagem nos serviços municipais pelo Atende em Casa (app para android ou pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br), tendo a comodidade de fazer o teste com dia, hora e local agendados. Atualmente, 146 municípios pernambucanos (lista no https://bit.ly/304QoKK) aderiram à marcação pela ferramenta, disponibilizada às cidades pela SES-PE. O Atende também referência para dois centros estaduais: o Cefospe e a sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), para os profissionais da área. Importante frisar, ainda, que o público pode checar diretamente com as secretarias municipais das cidades que não aderiram à tecnologia como fazer o exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário