quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Paulo Câmara inaugura Central de Oportunidades de Pernambuco em Afogados da Ingazeira

O governador Paulo Câmara inaugurou, na noite  de ontem (11.11), em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, a Central de Oportunidades de Pernambuco (Cope), um espaço que visa ampliar o atendimento ao cidadão, com diversos serviços que geram comodidade, fortalecimento da empregabilidade e do empreendedorismo. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura do município e o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq).

Segundo Paulo Câmara, a inauguração da central reflete um desejo antigo de dar oportunidade de negócios, oferecendo serviços públicos que facilitem o empreender, dando alternativas às pessoas diante de tantos desafios do cenário mundial. “Não é só o Brasil. O mundo hoje passa por uma grande crise sanitária, que reflete em todas as outras áreas, na econômica, na social. Um ano totalmente atípico, em que estamos vivendo a maior crise”, afirmou o governador, acrescentando: “As atividades estão voltando, e central é importante para garantir às pessoas condições de emprego, de prestar serviços, dando oportunidades a quem empreende e a quem quer abrir o seu negócio”, acrescentou.

Na nova Central de Oportunidades de Afogados da Ingazeira serão oferecidos serviços da Agência do Trabalho, da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e da Agência de Empreendedorismo (AGE), cujo principal papel é coordenar o Programa de Crédito Popular. Os serviços serão online e com orientação presencial de três funcionários da prefeitura capacitados pela Seteq. A central está instalada em um imóvel cedido pela prefeitura, onde hoje funciona a Sala do Empreendedor, na Rua Doutor Nogueira Lima, 165, Centro.

A iniciativa evitará deslocamento de trabalhadores e empreendedores para municípios vizinhos. Atualmente, no Sertão do Pajeú, a Agência do Trabalho e a Jucepe só tinham sedes em Serra Talhada, a 84 quilômetros de Afogados da Ingazeira. Na central, os trabalhadores podem se cadastrar para vagas de emprego, fazer a habilitação para o seguro desemprego e receber orientações sobre o Crédito Popular ou a abertura de empresas.

“A Cope vai simplificar a vida do cidadão, disponibilizando diversos serviços em um só local. O objetivo é aumentar o aproveitamento da mão de obra qualificada, melhorar a gestão de negócios, otimizar custos de operacionalização e ofertar serviços das Agências do Trabalho na cidade”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

Participaram da inauguração, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista; a presidente da Compesa, Manuela Marinho; o chefe da Casa Militar, Carlos José; o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota; os deputados estaduais Carlos Veras e Diogo Morais; o presidente da Câmara dos Vereadores, Igor Mariano; e a secretária municipal de Administração, Flaviana Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário