Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Pfizer e Anvisa têm reunião nesta 4ª feira sobre registro de vacina

Uma reunião entre a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a farmacêutica Pfizer foi marcada para esta 4ª feira (30.dez.2020) em Brasília. A discussão gira em torno do registro da vacina produzida pela multinacional norte-americana, em meio a uma tensão crescente entre as partes.

A Pfizer acusa excesso de burocracia da agência para o registro da vacina emergencial, enquanto a Anvisa afirma que não fez nenhuma exigência diferente do órgão regulador equivalente dos Estados Unidos.

Nesta 2ª feira (28.dez.2020), o presidente Jair Bolsonaro questionou o interesse dos laboratórios em vender a vacina ao Brasil: “Por que eles não apresentam documentação [de certificação] na Anvisa?”, afirmou. “Pessoal diz que eu tenho que ir atrás. Não, se eu sou vendedor, eu quero apresentar”, acrescentou.

No mesmo dia, a Pfizer então soltou uma nota (íntegra – 206 KB) criticando a agência reguladora, alegando que o órgão estabelece exigências que tornam o processo de solicitação de uso emergencial mais demorado do que outras permissões.

“Com base na regulamentação atual definida para uso emergencial, a companhia entende que o processo de submissão contínua é o mais célere neste momento“, declarou a Pfizer, em nota.

A Anvisa rebateu a Pfizer nesta 3ª feira (29.dez.2020), argumentando que a avaliação para uso emergencial da agência é semelhante ao da agência federal do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration).

“Me causa espécie o pronunciamento de que estava com dificuldade pelas solicitações da Anvisa. Os aspectos são os mesmos da FDA para uso emergencial. Eu que estranho que a Pfizer pense dessa forma. Não temos os detalhes da submissão que está acontecendo. É diálogo do laboratório com a Anvisa. Não sei se faltou uma folha, uma planilha. Dessa forma não temos como estimar quando será concedido (o registro da vacina)”, disse o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, em entrevista coletiva feita no prédio da pasta. (Poder360)

Nenhum comentário:

Postar um comentário