Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Secult-PE lança edital para projetos de oficinas culturais

A Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) lança, nesta terça-feira (29), o Edital de Credenciamento de Propostas de Oficinas para o Programa Jornada de Formação para a Promoção e o Fomento da Cultura de Pernambuco que, entre os meses de abril e outubro de 2021, desenvolverá ações (presenciais ou virtuais) voltadas para a capacitação e qualificação em atividades artístico-culturais, técnicas de gestão, produção e sustentabilidade para artistas, produtores, técnicos, gestores e agentes culturais do Estado.

A iniciativa é uma grande oportunidade para quem tem um projeto de oficina ou formação na área de cultura. Os interessados em submeter suas propostas ao edital deverão inscrevê-las, no período de 30 de dezembro de 2020 a 8 de janeiro de 2021, na plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco, por meio do link: www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/761.

Poderão concorrer ao credenciamento pessoas jurídicas ou microempreendedores individuais com atividades comprovadamente relacionadas à formação cultural. Cada proponente poderá inscrever até duas oficinas que, por sua vez, deverão cumprir os requisitos descritos nas ementas e orientações gerais do edital de seleção de propostas (Anexos V, VI e VII). As oficinas contemplam três eixos: 1) Capacitação e Qualificação para Atividades Artísticas e Culturais; 2) Capacitação e Qualificação de Técnicos para Serviços de Suporte ou Complementares à Produção Cultural; 3) Gestão, Produção e Sustentabilidade de Negócios Culturais.

Ao todo, serão aceitas 20 propostas de oficinas. As vagas dessas ações formativas serão ofertadas prioritariamente para mulheres, visando a geração e ampliação de renda no setor, o incentivo à criação de Arranjos Produtivos Locais - APLs, e o desenvolvimento das cadeias produtivas ligadas à economia da cultura em cinco municípios pernambucanos: Recife, Olinda, Camaragibe (RMR), Palmares (Mata Sul), com quatro oficinas; Nazaré da Mata (Mata Norte), com quatro oficinas.

"Essa jornada foi pensada inicialmente para ser presencial, mas, a depender do comportamento da pandemia em 2021, ela poderá ser virtual. Então, é muito importante que os proponentes pensem em atividades que contemplem as duas modalidades e indiquem-nos a viabilidade de sua execução", conta Priscilla Marques, gerente de Territorialidade e Equipamentos Culturais da Secult-PE, responsável pela coordenação do edital.

O resultado final do edital será publicado até o dia 29 de janeiro de 2021. Confira aqui o certame e seus anexos na íntegra.

PARCERIA- O Programa Jornada de Formação para a Promoção e o Fomento da Cultura de Pernambuco é fruto de um convênio firmado entre a Secult-PE e a Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo (MTur), por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário