Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Ainda não há data confirmada para vacinas contra covid-19 chegarem às prefeituras

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) esclareceu por meio de nota, nessa segunda-feira (11), que ainda não há data confirmada pelo Ministério da Saúde para envio das primeiras doses da vacina contra covid-19 para o estado. De acordo com a Secretaria, as vacinas ainda estão sendo analisadas pela Anvisa para receberem a liberação.

Na reunião extraordinária da Câmara Técnica entre a SES-PE e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PE) realizada na manhã da segunda-feira (11), a Secretaria explica que apenas foi dito que o próprio Ministério levantou a possibilidade de cronograma, se os trâmites forem concluídos.

Além disso, foi informado na reunião que as vacinas que serão adquiridas pelo Programa Nacional de Imunização serão aquelas que possuem mais chances de chegar aos brasileiros, mas ainda não há confirmação do MS.

Ainda em nota, a secretaria destacou que o Governo do estado "tem realizado todas as ações e aquisição de insumos que lhe cabe para garantir a vacinação contra a Covid-19 na população pernambucana tão logo as doses sejam disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização".

Etapas da vacinação

Na primeira etapa da vacinação contra a doença em Pernambuco, estão inclusos os trabalhadores da Saúde, idosos a partir de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e índios aldeados nas 11 etnias do Estado. Na segunda etapa, serão imunizadas as pessoas de 60 a 74 anos. Na terceira, serão vacinadas as pessoas com comorbidades.

De acordo com a superintendente de Imunizações da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, na quarta etapa está prevista a vacinação do grupo composto pelas forças de segurança do Estado, trabalhadores da Educação, caminhoneiros, profissionais do transporte aéreo, pessoas que trabalham no Porto de Suape e no Porto do Recife.

"Estamos apresentando uma versão preliminar do nosso plano, que está sendo submetida ao comitê para aprimoramento e discussão", disse o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário