Páginas

segunda-feira, 1 de março de 2021

Asteroide gigante vai passar "raspando" na Terra no dia 21 de março

Um asteroide tão largo quanto a Ponte Rio-Niterói e com 1 quilômetro de diâmetro deve passar próximo da Terra no dia 21 de março. Apesar de ser classificado como "potencialmente perigoso" pela Nasa, o risco de colisão com o nosso planeta é praticamente inexistente. A rocha espacial batizada de 231937 (2001 FO32) será o maior e mais rápido asteroide a passar pela terra em 2021.

Mas por que o asteroide é considerado perigoso se não tem nenhum risco de colidir com a Terra?

É que, segundo o Centro Para Estudos de Objetos próximos à Terra, da Nasa, para ganhar o status de perigoso, é necessário que a órbita de um asteroide cruze com a da Terra com uma distância inferior a 7,5 milhões de quilômetros. Além disso, a rocha precisa ter um diâmetro superior a 140 metros.

O novo "vizinho" do planeta Terra superou todos esses números. Se tudo ocorrer como o previsto pelos pesquisadores, ele vai passar a uma distância mínima de cerca de 2 milhões km "perto de nós".

O 231937 (2001 FO32) foi detectado por telescópios de um programa do MIT Lincoln Laboratory, financiado pela Força Aérea dos EUA e pela Nasa, em 23 de março de 2001. Desde então, sua atividade tem sido monitorada pelos astrônomos, que usaram essas informações para calcular a órbita do asteroide e determinar a que distância a rocha espacial chegará da Terra. Ela deve passar "raspando" a quase 124 mil km/h. A informação é de Constância García, com colaboração para Tilt/UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário