Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Covid-19: os desafios das aulas presenciais

Vivian R. Ferreira
Desde o início de agosto, quem entrou nos espaçosos pátios do Conjunto Educacional Boa Vontade, na capital paulista, já pôde ver os alunos se espalhando pelo lugar, alegres, brincando ou fazendo atividades esportivas, não ainda como antes, pois há todo um rigoroso cuidado da equipe da LBV, a fim de manter o distanciamento tão importante para evitar o contágio da Covid-19.

Talvez o que não se possa imaginar ao observar cenas como essas é que, apesar da pouca idade, muitos deles viveram situações difíceis em seus lares, neste longo período de aulas remotas (mais de 1 ano e meio), que ainda continuam em modalidade de revezamento com as aulas presenciais.

Pesquisadores da área médica, por sinal, não se cansam de alertar que é um grande erro subestimar os sentimentos de crianças, adolescentes e jovens, que também enfrentaram sérias restrições impostas pela crise sanitária do novo coronavírus. Ansiedade, solidão, medo e apatia são algumas das palavras incorporadas no vocabulário dessa gente nova, cujos sentimentos merecem atenção, a fim de que não haja traumas e repercussões no futuro.

Atenta a esse cenário, desde o início da pandemia, as equipes das escolas da rede de ensino da Legião da Boa Vontade têm trabalhado nas cinco unidades escolares de Educação Básica da Instituição (em Belém/PA, Brasília/DF, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP) para minimizar o impacto dessas emoções, vividas com intensidade ainda maior pelas famílias mais pobres, que tiveram dificuldades para se alimentar, estudar e mesmo ter acesso a coisas simples, como espaços minimamente estruturados.

Com a retomada do ensino presencial, ainda com rodízio das turmas, em algumas unidades de sua rede, seguindo todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades de cada cidade, manteve a capacitação de seus profissionais, para que eles estivessem bem e preparados para receber os estudantes e seus familiares. Veja matéria na íntegra no Portal da LBV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário