Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Mariposa gerou surto de coceira em Pernambuco, dizem dermatologistas

São Paulo (FOLHAPRESS) - O mistério do surto de coceira que tomou o Grande Recife nas últimas semanas, segundo dermatologistas, está resolvido. De acordo com uma dupla de médicos que estudou o caso, mariposas do gênero Hylesia são as responsáveis pelos problemas de pele.

A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Recife, porém, não descarta outros motivos para as lesões na pele relatadas principalmente no tronco e nos braços, acompanhadas de coceira.

Cláudia Ferraz, membro de força-tarefa criada pela administração municipal para investigar os episódios, e Vidal Haddad Junior são os dermatologistas responsáveis pelo estudo para determinar as causas do problema, dizem que as culpadas são as mariposas do gênero Hylesia.

Segundo os especialistas, esses insetos, que estão em período de reprodução, são atraídos por focos de luz e, por isso, costumam entrar nas casas. Quando se debatem contra lâmpadas, liberam cerdas corporais minúsculas que penetram na pele humana, o que gera a intensa coceira.

De acordo com Haddad Junior, a demora em definir a razão da coceira foi por causa da falta de comunicação. "Houve um pouco de demora no diagnóstico, criou-se o pânico, vieram hipóteses absurdas. Na verdade, era uma coisa simples."

Entre os motivos "absurdos", a escabiose (sarna humana) foi logo descartada pelos médicos. "O tipo de transmissão é outro, a distribuição e aspecto das lesões cutâneas eram distintos e nenhum ácaro foi achado em muitas amostras de exame direto e exames histopatológicos", diz nota da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Alergia ou picadas de insetos também estavam entre as hipóteses. (Folha/MSN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário