Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Lula lidera corrida presidencial em São Paulo, diz pesquisa Datafolha

Ricardo Stuckert
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de votos dos eleitores paulistas, segundo pesquisa Datafolha divulgada na manhã desta sexta-feira (1). O petista é opção de 43% dos entrevistados, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 30%.

Ciro Gomes aparece em terceiro, com 8%, seguido de Simone Tebet, com 3%, desempenho melhor do que o 1% que marcou na pesquisa nacional. André Janones (Avante) fica com 2% dos votos paulistas, enquanto Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros) e Felipe d'Avila (Novo) recebem 1% cada. Por fim, 9% dos eleitores dizem que votarão nulo ou em branco e outros 2% estão indecisos.

Maior colégio eleitoral do país, com 33,1 milhões de eleitores (21,7% do eleitorado nacional), São Paulo tem grande peso na decisão das eleições. O resultado mostra diferença favorável ao atual presidente em relação à pesquisa nacional do mesmo instituto, divulgada no dia 23 de junho, em que Lula marcou 47% dos votos, contra 28% de Bolsonaro.

No entanto, se comparada ao resultado do primeiro turno de 2018, a pesquisa mostra queda de Bolsonaro: naquele pleito, ele recebeu 53% dos votos válidos de São Paulo, acima de seu resultado nacional, de 46,03%. (Brasil de Fato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário