Familiares de crianças com laudo de TEA (Transtorno do Espectro Autista) receberam nesta segunda-feira (07) as carteirinhas oficiais, a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) dos seus filhos.
O prefeito Anchieta Patriota, ao lado da secretária de Educação, Cecília Patriota e de Thaynnara Queiroz, secretária de Assistência e Inclusão Social, estiveram na Escola Maria José de Oliveira para este momento simbólico, com algumas crianças. As demais carteiras, já estão disponíveis no CREAS.
A CIPTEA de Carnaíba foi criada através de um projeto de lei, de autoria da vereadora Izaquele Ribeiro, aprovado pela Câmara de Vereadores e acolhido de imediato pelo prefeito Anchieta Patriota. “A carteirinha vem ampliar esses direitos, mas eles precisam estar garantidos nas políticas públicas, que é o que temos feito, na saúde, na educação, ela é mais um símbolo de cidadania e inclusão do que temos realizado em nosso governo”, afirmou o prefeito.
O Centro de Reabilitação Dr. José Leite é um exemplo, onde todas as crianças e adolescentes tem acesso aos diversos profissionais, tais como neuropediatra, fonoaudiólogo, psicólogos, psicopedagoga e fisioterapeuta. Já na Educação, os alunos com TEA tem acompanhamento individual nas salas de aula, além de atividades nas salas de Educação Especial. A secretária Cecília Patriota informou que está contratando mais uma profissional na área de psicopedagogia para o Núcleo Psicossocial da Secretaria e que também vai agregar a musicoterapia no Centro de Reabilitação.
Para Luciana Moraes, mãe de Lívia Moraes, a vinda da carteirinha foi muito importante, “Nós mães já estávamos ansiosas pela vinda da carteira, porque não vamos mais precisar andar com laudo para atendimento prioritário, além de outros benefícios. E o atendimento que ela tem aqui [em Carnaíba] é maravilhoso, todos os profissionais que atendem no Centro [de Reabilitação], também aqui na escola. Eu sou de Tabira e moro aqui há 7 anos, e lá o pessoal reconhece o quanto Carnaíba está bem a frente nessa questão de saúde mental dos nossos pequenos. Eu só tenho a agradecer!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário