Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Carnaíba realizou mais uma Formação Pedagógica com foco na Educação Inclusiva

Nesta semana aconteceu no Teatro José Fernandes de Andrade, a Formação Pedagógica com foco na Educação Inclusiva, da rede municipal de Carnaíba, Sertão do Pajeú, com o Tema: Inteligências Múltiplas: contribuições para valorização integral das habilidades dos alunos no processo educacional

Objetivo geral:
Promover a valorização integral das habilidades dos alunos no processo educacional, por meio da Teoria das Inteligências Múltiplas, visando o desenvolvimento holístico e diversificado das capacidades cognitivas, emocionais, sociais e práticas no âmbito da Educação Inclusiva.

A Formação aconteceu em dois períodos distintos para contemplar todas as nossas realidades da rede municipal.

Estavam presentes os Coordenadores Pedagógicos (desde a Educação Infantil até o Fundamental II) , Professores de Sala Regular da Sala de AEE e nossos queridos Apoios Pedagógicos.
Na década de 1980, um grupo de Pesquisadores da Universidade de Harvard nos EUA,liderado pelo psicólogo Howard Gardner elaborou um estudo que ficou conhecido como Teoria das Inteligências Múltiplas. O objetivo era analisar e entender como funciona a inteligência humana.

Howard Gardner definiu a inteligência em nove categorias:
Lógico-matemática, Linguística, Interpessoal, Intrapessoal,Cinestésica,
Espacial, Musical, Existencial e Naturalista.

Segundo Gardner, todos nós nascemos com todos os tipos de inteligências, que passam a ser desenvolvidas e estimuladas à medida que nos tornamos adultos ele reitera que cada ser humano demonstra suas capacidades cognitivas de maneira única.

Gratidão a todos pela presença, participação, acolhimento, escuta e principalmente pelas trocas de experiências que juntos realizamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário