A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a Sociedade de Anestesiologia (Saepe) de Pernambuco e a Cooperativa de Médicos Anestesiologistas do Estado (COOPANEST-PE) realizam o curso em Manejo Seguro de Via Aérea em Crianças, desta quarta-feira (05/06) até 14 de junho, com duas turmas por dia. O treinamento visa capacitar profissionais médicos no enfrentamento à sazonalidade de doenças respiratórias em crianças. O curso acontece no Centro de Simulação da Saepe, na Madalena.
Destinado a médicos das Unidades de Pronto Atendimento Estaduais (UPAs), que integram a rede no enfrentamento à sazonalidade das doenças respiratórias, o curso é dividido em duas turmas, cada uma com seis participantes, no turno da tarde, com duração de 1h30. A capacitação oferta o treinamento de habilidades para ventilação sob máscara facial, intubação traqueal, uso de bougie e de máscara laríngea em manequins.
"Temos visto a sazonalidade da pediatria, o curso mostra a nossa atenção em como essas crianças vão ser abordadas, principalmente no setor secundário das UPAs. Então, ver os alunos que acabaram de se formar, o pessoal que já está há 20, 30 anos, vindo para se atualizar, mostra a importância dessa troca. A gente aprende com eles, eles aprendem com a gente e quem sai ganhando sempre são os pequenos que precisam desse atendimento de qualidade", destaca a instrutora e coordenadora da Emergência Pediátrica do IMIP, Ana Carolina Brainer.
O médico Rubens Teixeira que participou do curso nesta quarta e destacou a importância dele na atuação dos profissionais. "Tivemos parte teórica e prática, o que viabiliza uma fixação do conteúdo durante o aprendizado. Vimos ventilação mecânica, intubação mecânica e máscara laríngea no treinamento, que nos permite oferecer um atendimento e procedimento adequado nas emergências", ressalta Rubens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário