A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou quatro novos casos da Febre Oropouche no Estado. As confirmações foram feitas pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen/PE), nesta terça-feira (09/07). O vírus oropouche isolado foi identificado nas amostras de exames realizados em três mulheres e um homem, dos municípios de Itamaracá, Moreno, Catende e Jaboatão dos Guararapes. Com estes exames positivos, Pernambuco tem, ao todo, 13 casos confirmados da febre.
As confirmações são realizadas através do exame de PCR em tempo real, ou seja, quando estão sendo testadas todas as amostras para dengue, Zika e Chikungunya. Quando o resultado é negativo para essas arboviroses, é realizada a análise para Oropouche. Todo o procedimento segue as orientações do Ministério da Saúde (MS). A doença é transmitida aos humanos, principalmente, pelo mosquito do gênero culicoide, popularmente conhecido como maruim; assim como pode ser transmitida pela muriçoca, do gênero culex.
Os sintomas da febre oropouche são semelhantes aos da dengue, como febre, cefaléia intensa, dor retro-orbitária e mialgias, comum às arboviroses. Até o momento, não existe registro de óbito causado pela doença. “Desde a primeira confirmação, nós estamos intensificando a atuação da vigilância ambiental nos municípios que registraram suas notificações. A ideia é orientar tecnicamente ações locais, a partir de visitas, análise do ambiente em que as pessoas circularam, entre outras informações importantes”, destaca o diretor-geral de Vigilância Ambiental, Eduardo Bezerra.
Prevenção – Diversos hábitos podem ajudar a prevenir a exposição à febre oropouche, como: evitar áreas onde há muitos mosquitos, principalmente em horários do nascer e pôr do sol, utilizar roupas que protejam a pele, aplicar repelente em áreas da pele que estejam expostas ao ambiente, e manter a casa e arredores sem entulhos ou acúmulo de água.
Perfil dos casos confirmados:
1. Sexo feminino, 25 anos, Itamaracá;
2. Sexo feminino, 37 anos, Moreno;
3. Sexo masculino, 54 anos, Catende;
4. Sexo feminino, 43 anos, Jaboatão dos Guararapes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário