Páginas

domingo, 12 de outubro de 2014

Em Floresta, acampamento bloqueia entrada do canteiro de obras do Eixo Leste

EBV1 da Transposição

A entrada da EBV1, no canteiro de obras do Eixo Leste da Transposição, em Floresta (PE), permanece bloqueada desde a manhã desse sábado (11) por moradores da cidade de Petrolândia. Grupos revezam-se para manter o bloqueio. Tendas foram montadas em frente à guarita de acesso ao canteiro de obras. Durante a noite, o acampamento foi ocupado por produtores das agrovilas do Mandantes. Nesta manhã, o grupo recebeu o reforço de pessoal do MST-Movimento dos Sem Terra.

A mobilização popular "Salve o rio São Francisco" foi iniciada em Petrolândia, município limítrofe a Floresta, na noite de sexta-feira passada (10). O objetivo inicial do bloqueio é evitar a ligação de bombas que levarão água da represa de Itaparica até a barragem Areias, com a realização de testes de bombas da EBV1 até a próxima quarta-feira (15). Segundo os idealizadores do movimento, a questão não é de ser contra a Transposição, mas de o momento ser impróprio para a retirada de água do rio para ser levada a um local onde não terá nenhuma serventia (desperdício).

Outra preocupação dos ribeirinhos é Itaparica, represa que abastece o município de Petrolândia e região, atualmente com volume útil inferior a 20%, seja totalmente esgotado para geração de energia, a exemplo do que ocorreu com a represa de Três Marias, em Minas Gerais. Por isso, exigem garantias para retirarem-se do local.

Alimentado pelas águas do São Francisco, o lago de Itaparica é a represa da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, construída em Petrolândia nos anos 70/80. Entre Pernambuco e Bahia, a obra obrigou a relocalização das sedes dos municípios pernambucanos de Petrolândia e Itacuruba, e inundou territórios de municípios circunvizinhos nos dois estados.

Sob risco de colapso, a queda no nível da represa prejudica a captação de água para o sistema de abastecimento da cidade e comunidades na zona rural, além de trazer prejuízos aos produtores dos perímetros de irrigação existentes no município.

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, visitou o canteiro de obras na manhã de ontem, reunindo-se com uma comissão de representantes do movimento. Ao final do encontro, as lideranças consideraram insatisfatórias as propostas do ministro e, em assembleia, decidiram pela continuação do bloqueio.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Paula Roberta/WhatsApp Salve o rio São Francisco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário