Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Reduzir mortes é o grande desafio de 2015, aponta comandante da PM-PE

Do G1 PE

Diminuir o número de homicídios, combater o tráfico de drogas e realizar um concurso público para ampliar o efetivo da corporação são os principais objetivos da Polícia Militar em Pernambuco neste ano de 2015. Para o coronel Pereira Neto, que assumiu o comando-geral há seis meses, houve avanços neste período, mas é preciso manter o esforço porque o número de delitos ainda é grande no estado. Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta segunda-feira (6), o coronel comentou esses desafios.

De acordo com o comandante da PM, o maior objetivo da corporação é retomar os bons resultados do Pacto Pela Vida. Após anos reduzindo o número de homicídios, o programa do governo estadual se enfraqueceu nos últimos 20 meses. Nesse período, o índice de assassinatos cresceu em todo o estado, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). A taxa só voltou a cair no mês passado: de acordo com a SDS, 266 pessoas foram assassinadas em junho deste ano em Pernambuco; no mesmo mês de 2014, foram 308. A redução de 13,09% foi anunciada pelo governo na semana passada.

“O grande desafio é retomarmos aquilo que está preconizado no Pacto pela Vida, que é a redução dos crimes violentos letais intencionais, os homicídios. Em junho, houve uma redução de 13,09%. Após 20 meses de aumento, agora retomamos esse objetivo, o que é motivo de alegria e fruto de muito trabalho”, falou o coronel, lembrando que grande parte desses assassinatos é registrada em crimes de proximidade, quando vítima e criminoso são conhecidos. “Conflitos afetivos, familiares e de comunidades são bem frequentes e representam algo em torno de 30% dos homicídios do estado. Por isso, é preciso que quem se sinta ameaçado procure a polícia para fazer uma queixa”, recomenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário