segunda-feira, 6 de julho de 2020

China suspende compras de mais 2 frigoríficos brasileiros

A China decidiu suspender as importações de mais 2 frigoríficos brasileiros devido ao temor ao coronavírus. Trata-se de duas unidades processadoras de carne suína que pertencem à JBS e à BRF. As informações são da agência Reuters.

Está proibido o embarque de carne de uma fábrica da BRF em Lajeado e de uma da JBS em Três Passos, ambas no Rio Grande do Sul. O documento que indica as suspensões, da Administração Geral de Alfândega da China (GACC, na sigla em inglês) não detalha quais os frigoríficos afetados.

Parte inferior do formulário

Outras 4 processadoras brasileiras já haviam sido barradas do mercado chinês na última semana. De acordo com o Ministério da Agricultura, foram afetadas unidades da Agra em Rondonópolis (MT); da Margrig em Várzea Grande (MT); da Minuano em Lajeado (RS) e da JBS em Passo Fundo (RS) –esta última já estava com a atividade paralisada por determinação judicial.

Na ocasião, o governo disse que estava em contato com a Administração Geral de Alfândega da China para prestar informações pedidas pelo órgão. “O ministério está mantendo contatos frequentes com a GACC no intuito de prestar as informações requeridas de forma ágil e transparente, mas também para reforçar que as decisões sobre eventuais suspensões de importação devem ser embasadas em informações científicas“, afirmou, em nota.

A China é o principal importador de carne brasileira (bovina, suína e de frango).

Nenhum comentário:

Postar um comentário