Já foi dada a largada para a 7ª edição do Teste Público de Segurança da Urna (TPS). Nesta semana, de 16 a 20 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe a visita de mais pessoas pré-inscritas no evento para inspecionar o código-fonte da urna eletrônica. O exame detalhado do conjunto de comandos existentes nos equipamentos é uma etapa essencial para subsidiar os planos de testes que serão executados durante o TPS, marcado para acontecer de 27 de novembro a 1º de dezembro deste ano.
Primeira semana de inspeção
Na semana passada, de 9 a 13 de outubro, 14 participantes do TPS 2023 estiveram na sala Multiúso, localizada no subsolo da Corte Eleitoral, em Brasília, para analisar o conjunto de comandos desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE. Ao longo desses cinco dias, também foram realizados os procedimentos de compilação do código-fonte, lacração e assinatura digital do código da urna. Essa é a garantia de que as instruções inspecionadas pelos participantes não serão modificadas até a data do Teste.
Na oportunidade, além de examinar todas as instruções de programação em computadores instalados no ambiente, as futuras e os futuros investigadores também puderam conhecer os componentes físicos internos da urna e realizar uma bateria de testes funcionais que ocorrem na data do pleito, antes do início da votação. Uma das investigadoras participou de uma simulação da votação e votou em uma candidatura fictícia com nome de Povos Indígenas do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário