Páginas

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Carnaíba já vacinou 3.940 pessoas contra a Covid-19

Consolidado de hoje (22/04) na vacinação contra a Covid-19, de acordo com a Secretaria de Saúde do município de Carnaíba:

✅Total de Profissionais de Saúde vacinados:

1° dose = 295

2° dose = 283

✅Comunidade Quilombola vacinada:

1° dose = 223

Recusas: 04

✅Idosos de 63 - 64 anos vacinados:

1° dose = 134

Recusas: 0

✅Idosos de 65 e 69 anos vacinados:

1° dose = 643

Recusas: 06

✅Idosos de 70 e 74 anos vacinados:

1° dose =593

2° dose = 526

Recusas: 04

✅Idosos de 75 a 79 anos vacinados:

1° dose = 388

2° dose = 324

Recusa: 08

✅Idosos de 80 à 84 anos vacinados:

1° dose = 283

2° dose = 09

Recusa: 08

✅Idosos com 85 e + vacinados:

1° dose = 232

2° dose = 07

Recusa: 12

Total geral de idosos vacinados: 2.273

Total geral de recusa: 40

✅População vacinada: 1° dose - 2791

2° dose - 1.149Consolidado de hoje:

✅Total de Profissionais de Saúde vacinados:

1° dose = 295

2° dose = 283

✅Comunidade Quilombola vacinada:

1° dose = 223

Recusas: 04

✅Idosos de 63 - 64 anos vacinados:

1° dose = 134

Recusas: 0

✅Idosos de 65 e 69 anos vacinados:

1° dose = 643

Recusas: 06

✅Idosos de 70 e 74 anos vacinados:

1° dose =593

2° dose = 526

Recusas: 04

✅Idosos de 75 a 79 anos vacinados:

1° dose = 388

2° dose = 324

Recusa: 08

✅Idosos de 80 à 84 anos vacinados:

1° dose = 283

2° dose = 09

Recusa: 08

✅Idosos com 85 e + vacinados:

1° dose = 232

2° dose = 07

Recusa: 12

Total geral de idosos vacinados: 2.273

Total geral de recusa: 40

✅População vacinada: 1° dose - 2791

2° dose - 1.149

Gestores devem estar atentos aos prazos de implementação do eSocial nos Municípios

Gestores municipais devem estar atentos aos prazos constantes no cronograma de implementação do Sistema eSocial. O alerta foi feito durante a transmissão da Roda de Conhecimento da CNM desta quinta-feira, 22 de abril.

O eSocial é o Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais do governo federal. Com a publicação da Portaria Conjunta SEPRT/SERFB 76/2020, houve a divulgação do cronograma para implantação do sistema e os prazos devem ser observados pelos Municípios. O início da obrigatoriedade é organizado em quatro grupos. Desde 2018 as empresas privadas já utilizam o sistema, porém, para o 4º grupo, que são os órgãos públicos, a obrigatoriedade do envio dos eventos de tabelas da 1ª fase inicia em 8 de julho de 2021.

Os Entes públicos fazem o envio das informações com remuneração dos segurados por meio da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP). Até o segundo semestre de 2022, além da GFIP serão substituídas diversas outras declarações – como RAIS, o CAGED, a CTPS, Comunicação do Acidente do Trabalho (CAT). Tudo estará centralizado no eSocial com o objetivo de racionalizar e simplificar o cumprimento de obrigações. Ressaltando que não haverá prorrogação do prazo para implantação do eSocial, segundo a coordenadora-geral de Estruturação de Informações Previdenciárias da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, Laura Schwerz.

Para tanto, Laura reforça que os gestores devem se preparar já de imediato. “Os Municípios têm que se preparar, qualificando a base de dados cadastrais e funcionais dos seus servidores, no caso dos Municípios com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) serão informados os dados dos aposentados e pensionistas. Isso porque o prazo para a primeira fase começa no dia 8 de julho de 2021, e a segunda fase a partir de 8 de novembro, que contempla os eventos não periódicos, a carga inicial com a base cadastral e funcional dos servidores ativos, dados dos aposentados, pensionistas e seus dependentes”, finaliza. Por: Lívia Villela dAgência CNM de Notícias. 

Auxílio emergencial poderá ser movimentado por meio de PIX, informa BC

Nesta quinta-feira (22/04), o Banco Central informou que o PIX poderá ser usado para movimentar as novas parcelas do auxílio emergencial. A funcionalidade, no entanto, só vai ficar disponível com a liberação dos saques imediatos, tendo em vista o calendário antecipado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Ou seja, as transferências por meio do PIX serão permitidas a partir do dia 30 de abril de 2021, levando em conta o mês de aniversários dos beneficiários.

Entretanto, o Banco Central informou que existe uma exceção à regra: não será permitida a transferência via PIX para contas com a mesma titularidade. "Tal excepcionalidade se faz necessária visando a proteção dos usuários, uma vez que tais recursos não podem ser objeto de descontos ou de compensações que impliquem a redução do valor do auxílio", complementou o BC em comunicado feito nesta quinta, dia 22 de abril de 2021.

Auxílio emergencial: transferências via PIX serão liberadas a partir do dia 30 de abril.

Para quem não faz parte do Bolsa Família, o calendário do auxílio emergencial foi organizado em duas fases diferentes. Os pagamentos, em primeiro momento, serão depositados nas poupanças sociais digitais. Quando as parcelas forem devidamente pagas, os beneficiários terão direito de efetuar compras pelo aplicativo Caixa Tem, bem como gerar cartão virtual de débitoAs informações é de Bruno Destéfano do Concursos no Brasil.

CNM aponta 591 municípios com risco de falta de kit intubação

Pelo menos 591 municípios brasileiros estão assombrados pelo risco de não terem o kit intubação para atendimento aos pacientes com a covid-19 internados. 

Os dados constam da quinta pesquisa semanal feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para apurar os desafios enfrentados pelos entes locais no combate à pandemia da covid-19. Segundo a entidade, embora nesta semana tenha havido uma queda nesses números, na comparação com a semana anterior, a quantidade de municípios com falta de kits ainda é considerada preocupante. 

Esta semana, a CNM também perguntou aos gestores se, durante este ano, o hospital da região enfrentou problemas relacionados à falta do kit intubação. Para 35,5% (745) das prefeituras ouvidas a resposta foi sim. Em contrapartida, 57,4% (1.203) indicaram que não houve esse problema.

Oxigênio

Quando o assunto é a falta de oxigênio, é uma preocupação para 8,2% (171) dos municípios pesquisados. “Isso indica que este problema semana a semana está sendo resolvido. Em 89,5% (1.875) das cidades não houve esse risco nesta semana”, diz a entidade.

Vacinas

A aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 no grupo prioritário foi paralisada nesta semana por falta de imunizantes em 23,8% (499) dos municípios que responderam à consulta. Já (1.554) 74,1% afirmaram haver vacinas disponíveis.

Upas

Sobre a existência de pacientes com a covid-19 internados em Unidades de Pronto Atendimento (Upas), 13% dos municípios (273) responderam que está ocorrendo. Já 83,8% (1.757) afirmaram não estar com esse problema nesta semana.

Auxílio

A pesquisa revela ainda que para 23% dos municípios (482) respondentes, o governo estadual instituiu algum auxílio emergencial para a população e ou as empresas em decorrência da pandemia da covid-19, e em 70,8% (1485) ainda não foi feito nada nesse sentido.

A pesquisa ouviu entre 19 e 22 de abril, 2.096 dos 5.568 municípios.

Audiência pública do FNDE discute aquisição de ventiladores escolares

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) acredita que o aprimoramento da infraestrutura das escolas é condição necessária para contribuir no desenvolvimento do aprendizado dos estudantes em sala de aula. Nesse sentido, em busca de melhores indicadores educacionais e da redução da evasão escolar, o FNDE realizou nesta quinta-feira, dia 22, audiência pública on-line para definir especificações técnicas de ventiladores escolares para atender as redes públicas de ensino de todo o país. 

“Sabemos que o Brasil ainda possui escolas com infraestrutura inadequada. E a melhoria das condições térmicas das salas de aula é importante para que alunos e professores possam desenvolver suas potencialidades de forma integral, principalmente nas regiões mais quentes do país, como o Norte e o Nordeste”, destacou o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, na abertura da audiência. 

O encontro buscou colher subsídios técnicos e de planejamento com vistas ao Registro de Preços Nacional (RPN) para futura e eventual aquisição de ventiladores escolares. Esse tipo de licitação nacional garante vantagens como transparência no processo de compras, preços mais baixos devido ao ganho de escala na produção e padronização do produto licitado. 

A última ata de registro de preços de ventiladores (Pregão Eletrônico nº 3/2019) disponibilizada pela autarquia apresentou uma boa adesão, em especial nas regiões Norte e Nordeste do país, com consumo de 100% dos quantitativos registrados. 

Durante a audiência, a coordenadora-geral de Mercado, Qualidade e Compras do FNDE, Carla Rodegheri, enfatizou a importância da presença de técnicos e gestores educacionais no evento on-line. “Precisamos da contrapartida dos senhores para que a gente possa justamente promover diálogo visando essa oportunidade de melhoria. Faremos então os esclarecimentos de aspectos técnicos, operacionais e também de planejamento. Esse momento é muito oportuno, em que a gente busca essa comunicação para melhoria do nosso processo de planejamento licitatório, que é um processo diferenciado nacionalmente”, afirmou.  

Ao final de todas as apresentações foi destinado um bloco para que pudessem ser esclarecidas as dúvidas, sugestões e apontamentos enviados previamente aos gestores da autarquia.  

A versão integral da audiência pública está disponível no canal oficial do FNDE no YouTube.

Destak Fábrica de tijolos ecológicos em Carnaíba. Faça seu orçamento

Pensou em construir? Lembrou dos blocos de cimento da Destak fábrica em Carnaíba Pernambuco. Nós temos blocos de cimento tamanho 19 de altura por 39 de comprimento por 10 de largura com encaixes laterais macho e fêmea Por apenas r$ 1. 300,00  o milheiro, para pegar na fábrica E 1.450,00 Para entregar na sua obra. Os interessados entrar em contato com o proprietário Jesus Geraldo pelo telefone que também WhatsApp (87) 999739406 ou Ou visite-nos no local a nossa fábrica fica localizada na chegada da cidade de Carnaíba perto do campo da lagoa da Pedra E o nosso horário de atendimento é das 7 horas até às 17 horas de segunda a sexta.

Arcoverde abre Edital de Auxílio Emergencial – Supera Arcoverde, para músicos e agremiações: bois, ursos e similares

A Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação abriu nesta quinta-feira (22/04), o Edital de Auxílio Emergencial de Arcoverde – Supera Arcoverde, destinado à concessão de benefício financeiro para ‘Agremiações: ursos, bois e similares’, e ‘Musicistas, cantores e cantoras’, que preencham os requisitos previstos na Lei Complementar 05/2021, diante da impossibilidade de realização de eventos em 2021, até o momento, por força da permanência da pandemia de Covid-19.

“O objeto deste Chamamento Público é determinar os requisitos para concessão de subsídio financeiro a agremiações, ursos, bois e similares, músicos, cantores e cantoras, através do pagamento do auxílio municipal”, ressalta a secretária de Cultura de Arcoverde, Maria Juliana de Aguiar.

Como valores do benefício, ficou estabelecido R$ 600,00 (seiscentos reais) em parcela única, para inscritos na categoria ‘Agremiações: bois, ursos e similares’. E na categoria ‘Musicistas, cantores e cantoras’, será direcionado o valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), também em parcela única.

Os arquivos do Edital, Anexos e Inscrições estão disponíveis no link: www.arcoverde.pe.gov.br/pag/edital .

O Edital vai classificar um número limitado de artistas e quem não estiver dentro dos critérios, mesmo que faça a inscrição não irá receber o benefício, em virtude do ato de inscrição não garantir o recebimento do valor e estar sujeito à homologação. As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de abril de 2021.

Na categoria ‘Agremiações: bois, ursos e similares’, poderão participar grupos da tradição popular inscritos nos cadastros da Secretaria de Cultura e Comunicação, que sejam domiciliados em Arcoverde e tenham se apresentado nas prévias carnavalescas e/ou no Carnaval Folia dos Bois no ano de 2020.

Já na categoria ‘Musicistas, cantores e cantoras’, o Edital é destinado aos artistas inscritos nos cadastros da Secretaria de Cultura e Comunicação, que sejam domiciliados em Arcoverde e que comprovem atuação na área musical há pelo menos dois anos.

Tabira registra 2.064 casos confirmados e 2.020 recuperados de Covid-19

Flores: Prefeitura entrega novos equipamentos para Unidades de Saúde da Família – USF

Buscando modernizar a infraestrutura de funcionamento e atendimento das Unidades de Saúde da Família – USF do município e contribuir para a melhoria e humanização do atendimento à população, a administração municipal de Flores deu início esta semana, a agenda de entrega de novos equipamentos para atendimento odontológico e enfermagem; além de mobiliários.

Diversos itens foram entregues: autoclave, nebulizador, ventilador, ar-condicionado, longarina, biombo, armário, seladora, bebedouro refrigerado detector fetal e câmara fria.

Marconi Santana (prefeito do município) e Madalena Brito (Secretária de Saúde), Lucila Santana (primeira dama), Jeane Lucas (vereadora), Diassis (vereador), Cicero Moizés (vice-prefeito) e Júnior Campos (Secretário de Infraestrutura) estiveram das unidades do Povoado Saco do Romão e Distrito de Fátima, formalizando a entrega dos novos equipamentos.

“Nosso objetivo é melhorar ainda mais o atendimento à população, que diariamente procuram os serviços das nossas Unidade de Saúde da Família – USF. Ressalto que todas as unidades vão receber os mesmos equipamentos”, frisou o prefeito de Flores.

Já Madalena Brito, acrescentou que “é de extrema importância preparar e equipar bem as unidades, principalmente neste momento tão desafiador que estamos atravessando, com enfrentamento diário contra COVID-19”.

O investimento para aquisição dos novos equipamentos foi fruto de emenda parlamentar do Deputado Federal Danilo Cabral.

Baixa Verde: Prefeito realiza Live para apresentar ações dos 100 primeiros dias de Governo

Irlando Parabólicas, prefeito da cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, realizou na última terça-feira (20) a 1ª Reunião de Monitoramento com sua equipe de secretários (as) e diretores de órgãos da prefeitura. A reunião foi transmita pelas redes sociais da prefeitura. A LIVE alcançou excelentes números de expectadores que estavam atentos às ações realizadas nos 100 primeiros dias de governo.

A reunião aconteceu no Auditório da Escola Municipal Francisca Flor, todo o staff municipal esteve presente, entre eles, os secretários de Agricultura, Obras, Educação, Administração, Assistência Social, Finanças e Saúde, além dos Diretores de Transporte, Articulação Política e Cultura. Todos tiveram a oportunidade de apresentar suas ações. A Procuradoria Municipal também se fez presente através dos Procuradores Lucas e Marcos.

A gestão apresentou um serie de ações desenvolvidas nesses 100 dias de governo. A Saúde e Educação ganharam destaque na apresentação, muitas ações e projetos foram oferecidos à população (lista abaixo). Já os demais setores também trabalharam fortemente contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

Dados importantes foram apresentados á população, entre eles – A economia de R$ 11 mil reais nas contas de energia da prefeitura e R$ 13 mil reais na redução dos aluguéis, referente a imóveis utilizados pela prefeitura, mostram o compromisso da gestão com o dinheiro público. A cidade recebeu diversas Obras de Pequeno e Médio porte, a Coleta de Lixo e Entulho tem recebido atenção especial e a Atenção Básica aos mais necessitados foi prioridade no início da gestão. Com a economia conseguida a gestão pôde investir em outras ações.

Irlando trabalhou incansavelmente na captação de recursos e equipamentos para a cidade. Nos 100 dias manteve uma agenda intensa em Recife e Brasília, onde transformou essas agendas em bons negócios para Santa Cruz. Em 100 dias, Santa Cruz tem contabilizado 01 Retroescavadeira, 02 Ambulâncias, 02 Ensiladeiras, Recursos para o Turismo no valor de R$ 300 mil reais, Emendas para custeio e obras, Ampliou o transporte TFD com aquisição de uma Ducato entre outras ações “Nesses 100 dias busquei trabalhar com afinco e organização, para que os resultados fossem os obtidos. Ainda vamos avançar muito mais, estamos apenas no começo de uma gestão que com certeza fará muito pelo povo de Santa Cruz”, disse o prefeito.

Cristo Redentor – O complexo turístico Cristo Redentor é um projeto que trará um novo momento para Santa Cruz da Baixa Verde. O prefeito tem buscado viabilizar o projeto através de recurso estadual e federal, Quando pronto, o complexo trará o turismo religioso e de lazer de forma intensa para a Capital da Rapadura. Parceria com o Sebrae vai ajudar no Plano de Turismo da cidade.

O prefeito parabenizou toda a equipe e já convocou uma nova reunião para daqui a três meses, porém o prefeito recebe diariamente informações do seu secretariado. 

Saúde - Vacinação Covid-19, Aquisição de Automóvel para Transporte de Pacientes, Melhoria nos diversos atendimentos, Aquisição de Remédios de Alta Complexidade, Exames diversos, Harmonização na sede da secretaria, Assistência Médica em todas as Unidades de Saúde e na Unidade Mista, Diversas especialidades Médicas, Liberação de Partos, Prevenção Controle de Pragas, Diversos tipos de testes, Aquisição de Material para Casa de Apoio no Recife.

Educação – Criação do Instagram da Secretaria, Entregas de Kits para Professores e Funcionários da Educação, Criação de vídeos informativos, Atendimentos individual às crianças com deficiência, Reforço de aprendizagem, Aulões de Português para turmas de 9º ano, Criação da Plataforma de Apoio à Aprendizagem, Criação de Convocação do Conselho de Alimentação Escolar, Criação de Projeto de Lei (Junção do CME com CACS Fundeb), Programa Criança Alfabetizada, Programa Brasil escola, Programa Ler Bem, Reestruturação da Biblioteca Municipal.

Cultura – Cadastramento dos Artistas da Terra, Esclarecimentos sobre a Lei Aldir Blanc, Início do Processo da Rapadura como Patrimônio Imaterial de Pernambuco.

Administração – Projeto Cidade Limpa, Capacitação e Qualificação da Guarda municipal, Retirada de 2.000 toneladas de Entulho, Economia de Energia e Aluguéis da Prefeitura.

Ação Social – Projeto Doe Esperança, Criação do Instagram da secretaria, Elaboração da Lei Municipal do SUAS, Funcionamento dos Conselhos Municipais, Capacitação do CapacitaSUAS, Restruturação do CRAS, Reunião com Conselho Tutelar.

Diretoria de Articulação Política – Marcação de Agendas no Recife e Brasília com os mais diversos atores da Política Local e Nacional. Busca de Emendas e projetos para o Gabinete do Prefeito.

Pernambuco deve receber novas doses de vacinas nesta sexta-feira

Durante coletiva de imprensa online do Governo de Pernambuco, nesta quinta-feira (22.04), o secretário estadual de Saúde, André Longo, informou a expectativa de recebimento, na manhã desta sexta-feira (23.04), de mais 142.150 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 28.400 da Coronavac/Butantan e 113.750 da Astrazeneca/Fiocruz. Serão beneficiados com esses quantitativos os idosos a partir dos 60 e trabalhadores de força de segurança e salvamento, em ambas as doses; e trabalhadores de saúde (apenas 2º dose). 

Sobre a nova remessa, o secretário ressaltou que em um planejamento anterior, Pernambuco deveria receber, apenas da Coronavac, em torno de 120 mil doses nesta semana, especificamente para  a segunda aplicação. "Este é um fato que nos preocupa, e já solicitamos esclarecimentos ao Ministério da Saúde", frisou. 

INFLUENZA - Além da vacinação contra a Covid-19, o secretário lembrou que está em curso a segunda semana da campanha contra a Influenza, outro vírus que provoca problemas respiratórios e pode levar à internação e ao óbito. "Por isso, a importância de buscar essa proteção, evitando adoecimentos e mais pressão no sistema de saúde", destacou. No momento, estão sendo vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, população indígenas de 6 meses a 8 anos, gestantes e puérperas.

Já foram aplicadas 98.469 doses da vacina contra a Influenza, o que representa 12% do total do insumo recebido. "Precisamos que a população procure os serviços para ser imunizada, e que os gestores municipais criem estratégias para que as vacinas cheguem às áreas de difícil acesso. A vacina é um direito e traz benefícios para toda a sociedade. Se protejam e nos ajudem a proteger nossas crianças”, disse Longo.

Serviços de coleta e tratamento de esgoto serão incluídos na tarifa da Compesa em Gravatá

No ano passado, o Governo do Estado, por meio da Compesa, entregou à cidade de Gravatá a primeira etapa do novo Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), beneficiando 30 mil pessoas, o equivalente a 30% da população gravataense. Isso significa mais saúde e qualidade de vida para a população que conta com serviços de coleta e tratamento de esgoto. Agora, a Companhia inicia uma nova fase: o início da cobrança da tarifa de esgoto nas áreas beneficiadas com o empreendimento a partir deste mês de abril. Para informar a população, a Compesa enviou previamente cartas com todos os detalhes para os moradores dos bairros onde houve a implantação do sistema de esgotamento sanitário. Vale salientar, ainda, que os clientes classificados como tarifa social estão isentos. Para mais informações sobre a ação, a Compesa está atendendo através do 0800 081 0185.

O projeto do SES Gravatá contemplou a implantação de uma Estação Elevatória de Esgoto e uma Estação de Tratamento de Esgoto com um sistema de desinfecção ultravioleta que trata os resíduos e os devolve à natureza com um alto nível de qualidade. A unidade possui capacidade de tratamento de 136 litros por segundo de esgoto. Além dessas estruturas físicas e suas redes, a obra ainda beneficiou a população com a realização de ligações intradomiciliares. O empreendimento recebeu o investimento de R$ 58 milhões do Governo de Pernambuco e Compesa, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Governo de Pernambuco mantém medidas restritivas até 9 de maio

O governador Paulo Câmara anunciou, em pronunciamento divulgado nesta quinta-feira (22.04), que os números das últimas três semanas indicam uma estabilização de casos, internações e óbitos devido ao novo coronavírus em Pernambuco, mas com percentuais ainda em um patamar alto. Por conta disso, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Estado decidiu, em reunião realizada ontem (21.04), estender as atuais restrições contidas no Plano de Convivência até o dia 9 de maio, com alguns ajustes que passarão a vigorar a partir da próxima segunda-feira (26).

“Vamos autorizar o comércio de praia, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, mantendo a proibição nos finais de semana. O funcionamento das atividades de maneira geral será estendido, nos finais de semana, até às 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só poderão funcionar até às 17h”, detalhou Paulo Câmara.

Ainda de acordo com o governador, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 continuará analisando diariamente os números da pandemia para avaliar a necessidade de novos ajustes para o período a partir de 10 de maio. “Seguimos contando com a compreensão de toda a população pernambucana. É nosso dever manter as atitudes preventivas. Evite aglomerações, higienize as mãos e sempre use máscara”, finalizou.

Link para o pronunciamento do governador: https://we.tl/t-oAlozfG6sE

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Vicente Nery se recupera da Covid-19 e agradece

O cantor Vicente Nery fez uma live em seu instagram nesta quinta-feira (22/04/21), e na ocasião, o artista agradeceu o apoio recebido ao se encontrar hospitalizado em um leito e sem gravidade, por conta da Covid-19.

"Fiquei de cara com a morte", desabafou o cantor, emocionado. Na transmissão, ele afirmou que será um "aliado na luta contra a doença". Live foi acompanhada por quase 3 mil pessoas na tarde desta quinta. 

Assista a live na íntegra:

Pernambuco amplia teste do pezinho

A partir desta semana, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), inclui mais uma doença no exame da triagem neonatal biológica, conhecido popularmente como teste do pezinho. O exame passará a contemplar a detecção da deficiência de biotinidase, um erro inato do metabolismo e que possui origem genética. Com a deficiência da enzima biotinidase no organismo, a criança pode ser acometida por distúrbios cutâneos, diminuição do tônus muscular, letargia e problemas neurológicos graves, como crises convulsivas e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. A partir do resultado do teste do pezinho alterando, a criança será encaminhada para realizar a investigação diagnóstica no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Confirmando o quadro, se inicia o acompanhamento e tratamento, que é feito pelo uso medicamentoso de biotina livre.

"O teste do pezinho busca detectar, precocemente, doenças graves e que, muitas vezes, se não forem tratadas, podem deixar sequelas irreversíveis no paciente. Para a inclusão da deficiência de biotinidase no exame, fizemos a articulação e reunião com o Imip, responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento para deficiência de biotinidase; e mobilizamos e orientamos as Gerências Regionais de Saúde (Geres) e municípios pernambucano sobre o fluxo. Além disso, os profissionais envolvidos com a assistência materno-infantil precisam continuar informando e incentivando os pais e responsáveis sobre a importância do teste do pezinho e sua realização em tempo oportuno", afirma a coordenadora de Triagem Neonatal da SES, Telma Costa.

Apesar da inclusão da deficiência de biotinidase na triagem neonatal, não haverá mudança na forma de fazer o teste do pezinho. A orientação continua sendo para fazer o exame entre o 3º e 5 º de vida do recém-nascido. Ele consiste em uma leve picada no calcanhar da criança para retirar algumas gotas do sangue, pingadas em um papel filtro, para análise. Com isso, além da deficiência de biotinidase, é possível diagnosticar o hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme e outras hemoglobinopatias e fibrose cística.

Atualmente, todos os municípios pernambucanos contam com pontos de coleta para o teste do pezinho, totalizando 294 unidades de saúde aptas. As amostras são encaminhadas para serem analisadas e processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE), que libera o resultado para os gestores municipais.

Havendo resultado do teste do pezinho sugestivo para as doenças triadas, há busca ativa e encaminhamento da criança para dar seguimento ao diagnóstico e, havendo confirmação, tratamento e acompanhamento. A Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES-PE, por meio da Coordenação Estadual da Triagem Neonatal, realiza o permanente monitoramento dos fluxos da triagem neonatal.

FNDE publica edital para contratar empresas que irão supervisionar obras financiadas pela autarquia

Na última terça-feira, dia 20 de abril, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), publicou no Diário Oficial da União (DOU) o aviso de abertura de licitação para contratação de empresas para realização da supervisão das obras financiadas pela autarquia.

O objeto da licitação é registrar preços de prestação de serviços de engenharia para supervisionar ações de infraestrutura (tais como construção, reforma, ampliação e instalação) financiadas com recursos federais, em todo o território nacional, a serem realizadas, com emissão de Relatório de Supervisão e Laudo Técnico de Supervisão da Obra, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no Edital.

A entrega das propostas começou dia 20 de abril pelo endereço https://www.gov.br/compras/edital/153173-5-00003-2021 e a abertura das propostas será feita em 3 de maio, a partir das 10h no site www.gov.br/compras.

Confira o edital na íntegra em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/aviso-de-licitacao-315051346.

Auxílio Emergencial: Último dia para quem não recebeu contestar

Foto: Marcello Jr/Agência Brasil

Os beneficiários do auxílio emergencial 2020 que ficaram de fora do programa deste ano tem somente até hoje (22) para contestar a negativa do benefício. O novo prazo é destinado aos beneficiários que tiveram resposta negativa no dia 10 de abril, no total são mais de 236 mil famílias.

É importante esclarecer também que o sistema só permitirá a contestação em casos específicos. Ainda será permitido contestar a negativa as situações que ainda podem mudar, como, por exemplo a perda de emprego de carteira assinada, ou ainda a diminuição da renda familiar. Como a atualização do banco de dados da Dataprev é mensal, o cidadão terá mais essa oportunidade para ser aprovado no auxílio emergencial 2021.

Nos casos onde a situação não muda, como, por exemplo quem teve renda acima de R$ 28.559,70 em 2019 ou ainda ter sido declarado como dependente no Imposto de Renda 2020 são situações que não tem como mudar, logo, não será possível realizar uma nova contestação.

Contestação

Para realizar a contestação basta acessar https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/ e preencher todos os dados solicitados, por fim, caso a situação apareça como “negado”, aparecerá automaticamente o botão “contestar análise”. (Jornal Contábil)

40% dos municípios têm falta de geladeiras para vacinas, diz estudo

Pouco mais de três meses depois do início da vacinação contra a covid-19, 40% dos municípios brasileiros sofrem com a falta de geladeiras adequadas o armazenamento de vacinas contra a doença em seu postos de vacinação. A informação é de estudo do Instituto Locomotiva, em parceria com o Movimento Unidos pela Vacina, que entrevistou gestores municipais da saúde de 5.569 das 5.570 cidades do Brasil entre os dias 22 de fevereiro e 12 de abril.

Deste grupo de cidades com problemas de infraestrutura, 22% têm metade ou até menos das unidades de saúde sem geladeiras para armazenamento. Com a previsão chegada de novas vacinas já a partir deste mês, como as da Pfizer e da Moderna, que precisam ser armazenada a pelo menos -20ºC, estes equipamentos serão ainda mais importantes. 

O levantamento ainda mostrou que a baixa qualidade de infraestrutura geral dos postos de vacinação de uma minoria das cidades. Em 19% dos postos não há internet para o registro de imunização; enquanto 12% não possuem computador, o que atrapalha o registro do número de cidadãos vacinados e atrasa o repasse de novas doses pelo governo federal.

Outros 15% apontam a necessidade de equipar as salas com itens como pia com água, sabonete e papel toalha, caixa coletora de perfurocortantes, entre outros. A informação é de Gabriel Croquer, do R7.

Destak Construtora em Carnaíba a sua opção

   

Atenção se você está pensando em construir, a melhor opção para você para comprar os seus tijolos ou canaletas é na Destak Construtora em Carnaíba Pernambuco.  A Destak Construtora tem tijolos feitos de altíssima qualidade para que você tenha um trabalho mais perfeito e seguro na sua obra.  um milheiro de tijolos fica por apenas mil cento e  cinquenta reais (1.150,00). Já temos tijolos à pronta entrega. Nossa fábrica fica localizada no bairro Bela Vista por trás do campo de futsal society que fica localizada a poucos metros da da PE: 320 por trás do posto de Bira.  Os interessados devem entrar em contato com o proprietário Jesus Geraldo seu filho  Jefferson pelo telefone  e zap: 87 999739406 ou vá até o local conferir a qualidade dos nossos pré-moldados.

Cúpula do Clima começa com discursos de Biden e mais líderes; assista

Cúpula de Líderes sobre o Clima foi aberta nesta quinta-feira (22), em evento organizado pelo governo dos Estados Unidos - assista ao vivo acima. O anfitrião é o presidente Joe Biden, que faz a coordenação do evento. O discurso de abertura ficou sob a responsabilidade da vice-presidente Kamala Harris.

Na abertura, Biden prometeu reduzir as emissões de gases do efeito estufa dos EUA em 50%, em relação aos níveis de 2005, até 2030 e afirmou que os próximos anos farão parte de uma ‘década decisiva’ para o combate às mudanças climáticas. A informação foi antecipada pela CNN.

Por Weslley Galzo, da CNN, em São Paulo.

Itapetim foi o município que mais choveu neste mês de abril até o momento. Veja também Carnaíba, Flores e Solidão

De acordo com as informações do Índice Pluviométrico do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), o município de Itapetim, que fica localizado no Sertão do Pajeú, foi à localidade onde mais choveu até o momento neste mês de abril de 2021.

Conforme mostram os números, até agora foram 299.0 milímetros, ficando na primeira colocação. O segundo lugar é ocupado por Ingazeira, também no Sertão, com 281.0 mm. São José do Egito está em terceiro com 244.5 mm.

Além desses municípios citados, temos Carnaíba com 199.0 mm, Flores com 234.8 mm, Solidão com 213.8 mm. Confira na íntegra no quadro abaixo.

Maior fabricante de cimento do mundo planeja deixar o Brasil, diz agência

Folhapress: a fabricante de cimento franco-suíça LafargeHolcim contratou o Banco Itaú BBA para assessorar a venda de sua operação no mercado brasileiro, segundo a agência de notícias Bloomberg.

A transação poderia chegar a US$ 1,5 bilhão (R$8,5 bilhões) , de acordo com executivos ouvidos pela agência.

Maior empresa de seu setor, a LafargeHolcim tem 1.400 funcionários no Brasil e 90 mil no mundo.

Segundo seu site oficial, conta com indústrias nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, onde é uma das maiores em atividade.

De acordo com a Bloomberg, o movimento faz parte de ação da LafargeHolcim de vender ativos para diminuir sua dívida. A empresa tem se concentrado em cortar atividades fora da Europa e vendeu unidades em países como Indonésia, Malásia e Filipinas.

A decisão da empresa vem em um momento em que o mercado da construção mantém resultados positivos no Brasil, apesar da pandemia e da crise.

Câmara aprova PL que prorroga auxílio para o trabalhador cultural

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei (PL) 795/2 que prorroga o auxílio emergencial de trabalhadores do setor da cultura em razão da pandemia da covid-19. O projeto, que reformula a Lei Aldir Blanc, prorroga os prazos de utilização de recursos repassados a título de apoio ao setor cultural em decorrência da pandemia de covid-19. A matéria será enviada à sanção presidencial.

Criada no ano passado, a Lei Aldir Blanc destinou R$ 3 bilhões para minimizar o impacto da pandemia sobre o setor cultural, com benefícios para artistas, produtores, técnicos e espaços culturais e também para manutenção de espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas, como forma de auxiliar um dos setores mais afetados pela covid-19.

Os recursos começaram a ser repassados no segundo semestre de 2020. Contudo, artistas, dirigentes culturais e secretários de cultura afirmam que o período para o repasse e execução dos projetos aprovados foi muito curto, dificultando a realização das atividades.

Agora, com o novo projeto, os estados, municípios e o Distrito Federal terão até 31 de dezembro de 2021 para usar o saldo remanescente do dinheiro transferido para ações emergenciais de renda e projetos culturais.

De acordo com o secretário especial de Cultura, Mário Frias, os recursos remanescentes da lei, aqueles que não chegaram a ser utilizados, somam cerca de R$ 770 milhões.

Quem for contemplado, terá um prazo de 180 dias, contados do reinício de suas atividades, para apresentar as contrapartidas, a exemplo realização de lives, entre outras interações artísticas.

Além disso, o projeto também diz que poderão ser novamente repassados aos municípios recursos que foram devolvidos ao fundo estadual de cultura porque as prefeituras não os utilizaram em projetos culturais. O texto reabre até 31 de outubro de 2021 o prazo para que esses recursos sejam aplicados, sob pena de terem de devolver ao fundo. Por: Luciano Nascimento. (Agência Brasil)

“Muito mal explicado por que não compramos as 70 milhões de doses da Pfizer”, diz futuro presidente da CPI da Covid

O futuro presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), diz que "até hoje está muito mal explicado" por que o Brasil não comprou 70 milhões de doses da vacina da Pfizer.

O governo federal recusou, em agosto de 2020, a oferta da Pfizer para compra de um lote de 70 milhões de doses, que seriam entregues em dezembro de 2020. O argumento do governo foi o de que não concordava com as condições estabelecidas pelo laboratório e que a empresa não se responsabilizava por eventuais efeitos colaterais da vacina. A fabricante diz que os mesmos termos foram exigidos de outros países que compraram a vacina, como EUA e Reino Unido.

Este é um dos temas que devem ser debatidos pela CPI que vai investigar "ações e omissões" do governo federal diante da pandemia de coronavírus.

A primeira reunião da comissão está marcada para terça-feira (27/04) e, segundo acordo entre os partidos, Aziz será eleito como presidente do colegiado e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) será indicado como relator.

Em entrevista à BBC News Brasil, Aziz defende que pessoas convidadas ou convocadas a dar depoimento à CPI possam optar por fazer isso de forma remota. "Não temos poder de obrigar uma pessoa a ir para lá e ser contaminada." Por MSN/BBC NEWS.

Recebimento de procedimentos oriundos da Polícia Civil de Pernambuco serão exclusivamente em meio digital a partir do dia 23

MPPE: a partir do da 23 de abril, em todas as unidades do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o protocolamento de expedientes e procedimentos oriundos da Polícia Civil se dará exclusivamente em meio digital, em formato compatível com o sistema PJe (PDF até 3MB e Mídia até 10 MB), conforme relação de e-mails institucionais das unidades do MPPE referidas no Termo Cooperação Técnica nº 002, de 19 de maio de 2020. A Portaria Conjunta da Procuradoria Geral e Corregedoria nº005/2021, que estabelece o regramento, foi publicada no Diário Oficial do MPPE desta terça-feira (20).

De acordo com o disposto no art. 14 do Termo nº 002/2020 ― firmado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Secretaria de Defesa Social, a Secretaria Executiva de Ressocialização, a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional PE, o Ministério Público e a Defensoria Pública para viabilização da investigação, processo e julgamento dos crimes ocorridos em Pernambuco ―, prevê o encaminhamento por e-mail às Centrais de Inquéritos ou, onde não houver, às Promotorias de Justiça criminal de cada cidade, os inquéritos policiais, bem como aos Polos de audiência de custódia e à Central de Flagrantes da capital, os autos de prisão em flagrante delito, devidamente digitalizados, segundo relação de endereço divulgada pelo MPPE.

Em conformidade com o calendário divulgado pelo TJPE para implantação do PJe criminal e infracional em todo o estado (nos termos do ato TJPE 26/2021 e das Instruções Normativas TJPE 03, 06 e 08/2021), a partir de 23 de abril, nas unidades em que houve implantação do PJe, o MPPE está obrigado a protocolar novas ações em meio eletrônico (seja via e-mail, ou protocolamento no PJe, durante o prazo de protocolamento facultativo) bem como que, a partir de 23 de maio diversas unidades judiciárias em todo o estado passarão a adotar o regime de protocolamento exclusivamente por meio do PJe, em cronograma que evolui, mês a mês, para abranger todo o estado até agosto de 2021, conforme ato 26/2021 do TJPE.

Brasil confirma mais 3.472 mortes por covid-19 e total passa de 381 mil

O Ministério de Saúde registrou mais 3.472 mortes e 79.719 casos de covid-19 até as 18h desta 4ª feira (21.abr.2021) em relação ao dia anterior. O país tem agora 381.475 vítimas e 14.122.795 diagnósticos confirmados.

As autoridades também contabilizam 12.646.132 pessoas recuperadas e 1.095.188 em acompanhamento.

A média móvel matiza variações abruptas. A curva é uma média do número de ocorrências confirmadas nos últimos 7 dias. A média de novas mortes no país está em 2.799. Já a curva de novos casos está em 64.184. (Poder360)